Transações feitas por Zelle – popular plataforma de envio de dinheiro de forma instantânea – só serão possíveis a partir de agora por meio dos aplicativos dos bancos. A empresa – que é de propriedade de grandes bancos – anunciou que o seu app não existe mais. O Zelle nos EUA é como o “Pix” para os brasileiros.
Em anúncio feito esta semana, a empresa afirmou que “a grande maioria dos usuários do Zelle já faz as transferências por meio do banco e que não vão sentir nenhuma diferença”. A estimativa é que mais de 151 milhões de pessoas utilizem o Zelle.
Usuários do aplicativo receberam uma mensagem avisando sobre as mudanças. “Eles precisarão, obrigatoriamente, se inscrever na plataforma por meio do seu banco ou cooperativa de crédito”, anunciou a empresa.
O Zelle foi lançado em 2017 por grandes bancos para concorrer com aplicativos como Venmo, Cash App e Apple Pay. Agora, mais de 2.200 bancos utilizam a plataforma de envio de dinheiro. “Nossos usuários enviaram mais de $1 trilhão em 2024, sendo a plataforma mais utilizada no País para este tipo de serviço”.
A empresa já foi processada na Justiça por fraudes e por “falta de segurança” e milhões de dólares já foram perdidos por usuários.