Brasil

X está de volta ao Brasil após bloqueio

Plataforma de Elon Musk retorna após pagamento de multas e cumprimento de exigências judiciais.

O tópico “voltou” já é um dos mais comentados no X no Brasil: a plataforma de Elon Musk ficou fora do ar por 40 dias. Foto: Flickr/ TED2017

Após bloqueio, o X está de volta ao Brasil. A plataforma foi liberada depois que pagou R$ 28,6 milhões em multas e nomeou um representante legal no país. Na noite de terça-feira, 8, usuários começaram a compartilhar a notícia da volta da rede social, após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O bloqueio durou cerca de 40 dias, desde 31 de agosto, devido a várias exigências judiciais não cumpridas.

O Brasil, que tinha cerca de 20 milhões de usuários ativos na plataforma, começou a recuperar o acesso por volta das 19h de Brasília, logo após o anúncio. Mas o retorno completo pode demorar um pouco mais, já que isso depende de um processo técnico que envolve milhares de provedores de internet. O Ministério das Comunicações apontou que há mais de 20 mil operadoras no Brasil, então o acesso ao X vai ser restaurado de forma gradual.

Alguns usuários relataram que ainda estão tendo dificuldades para carregar a página ou usar o aplicativo, enquanto outros conseguiram voltar ao normal. A decisão do ministro Moraes exigia que o desbloqueio fosse feito em até 24 horas após a notificação da Anatel.

Assim que o desbloqueio foi anunciado, o perfil oficial do X dedicado a assuntos governamentais postou uma mensagem comemorativa. “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”, disseram.

O comunicado também reforçou o compromisso da empresa com a liberdade de expressão, “dentro dos limites da lei”, em todos os países onde atua.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version