Estados Unidos

Winter Equestrian Festival movimenta o sul da Flórida

Brasileiros se destacam na competição; local oferece diversas atrações para a família

Ana Paula Franco

DIVULGAÇÃO

Paulo Santana montando seu cavalo Taloubet

Até o dia 03 de abril, o Winter Equestrian Festival, realizado em Wellington (FL), está movimentando a região com provas de hipismo que reúnem atletas profissionais e amadores. O local – Palm Beach International Equestrian Center – é uma ótima opção de lazer para toda a família que pode ver de pertinho grandes atletas, inclusive, olímpicos disputando prêmios que somam $9 milhões em 12 semanas de competição. Além das competições, o local tem lojas, bares, restaurantes e cafés, com área extensa para as crianças se divertirem.

DIVULGAÇÃO

O cavaleiro e treinador Nelton Marcon

O Winter Equestrian Festival é a maior e mais longa competição do hipismo mundial e os brasileiros têm se destacado no torneio. De acordo com o site da Confederação Brasileia de Hipisimo, além do campeão olímpico Doda Miranda, em ano de Olimpíadas, boa parte da elite do hipismo inicia a temporada em Wellington. Entre eles estão, Rodrigo Pessoa, Eduardo Menezes, Pedro Muylaert, entre muitos outros. O novo treinador do Time Brasil de Salto, o americano George Morris também está presente na competição acompanhando de perto o desempenho dos candidatos à vaga nos Jogos Rio 2016.   

O brasileiro Paulo Santana tem 87 cavalos sob sua supervisão no festival deste ano. O empresário tem um centro de treinamento de atletas que fica a 10 minutos do Winter Equestrian Festival. Ele afirma que, para quem gosta de hipismo, não tem programa melhor. “Sempre as provas mais importantes são sábado à noite. Eu recomendo vir, já que temos aqui os maiores nomes da equitação mundial”, disse.

Santana vive em Wellington há sete anos, já morou no México onde nasceu sua filha e decidiu vir para os Estados Unidos, onde vive a família da esposa e para a Flórida onde, para ele, não existe lugar melhor para quem trabalha com cavalos. Ele fala um pouco sobre sua paixão por cavalos. “Já contei esta história varia vezes (risos). Eu era muito briguento e vivia em problemas na rua, um dia resolvendo uma diferença com uma pessoa que eu tinha brigado, isso eu tinha 11 anos, ele me ofereceu para montar um dos cavalos dele para fazer as pazes e daí eu nunca mais parei”, conta.

Saturday Night Light
A entrada para o evento aos sábados é gratuita e basta consultar o site para saber toda a programação. No sábado (12), por exemplo, alguns dos principais nomes do hipismo mundial estarão disputando prêmios de $380 mil. O evento acontece de 5pm às 10pm.

O cavaleiro e treinador Nélton Marcon já conquistou alguns prêmios no torneio deste ano com cavalos jovens, ele convida a comunidade para participar. “O evento é um espetáculo para todas as pessoas que gostam do cavalo. Você pode acompanhar jovens cavaleiros com idades ao redor dos dez anos em suas primeiras competições, até um ícone do hipismo como o canadense Ian Millar, que aos 69 anos, se prepara para a sua décima primeira olimpíada. O melhor dia, caso tenha que escolher um na semana, é o sábado. As pessoas podem acompanhar, durante todo o dia, cavaleiros de todas idades e categorias nas 12 pistas do complexo esportivo. No período da noite, a partir das sete da noite, se realiza o Grande Prêmio onde pode-se ver em atuação grandes estrelas do hipismo de diversos países”, explica.

Nélton Marcon veio para Wellington em dezembro do ano passado para participar, novamente, do Winter Equestrian Festival. “Todo esportista tem o desejo de estar junto aos melhores e aqui é onde se reúne a maioria dos tops mundiais”. Nélton conta que montou o primeiro cavalo sozinho aos quatro anos de idade, pois antes meu pai me levava no colo. “Sempre fui incentivado pelo meu pai que competia e compete até hoje aos 75 anos. Realmente, ele é a minha fonte de inspiração e motivação. Nunca parei de montar e me profissionalizei aos 15 anos de idade”, disse. Hoje o cavaleiro coleciona 13 títulos estaduais, quatro títulos brasileiros e muitas medalhas de ouro, prata e bronze em sua carreira. Nélton também já foi treinador de equipes do Brasil e Colômbia.

DIVULGAÇÃO

Tess Kruger e o cavalo Nemo

Paixão desde a infância
A paixão por cavalos, em 90% por casos, vem da infância. O encantamento pela montaria, a beleza do trote do animal e um glamour especial envolvem o mundo da equitação. A pequena Tess Kruger gosta de cavalos desde os três anos, começou a treinar aos seis e hoje, aos dez anos, já participa de provas. A mãe de Tess, a gaúcha Elizabeth Kudiess, fala com orgulho da paixão da filha que é também a sua. “Moro em Wellington há alguns anos e amo todo esse ambiente ligado ao mundo equestre. Trabalho como corretora de imóveis nessa área, fui criada em fazenda e amo o que eu faço. Sou a maior fã e admiradora da minha filha que está trilhando um caminho brilhante”, disse a mãe coruja. Tess participou de uma competição no último final de semana e a família acompanha de perto as atividades no Palm Beach International Equestrian Center.

Serviço
Winter Equestrian Festival
Data: até 03 de abril
Local: Palm Beach Equestrian Center – 3400 Equestrian Club Drive Wellington, FL 33414
Informaçoes: pbiec.coth.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version