Negócios

Walgreens anuncia plano para fechar 1,200 farmácias e TGI Fridays fecha dezenas de restaurantes

Inflação histórica colocou dezenas de grandes redes de restaurantes, varejistas, farmácias, fabricantes e empresas de serviços em situação delicada. Walgreens e TGIF são dois exemplos

A Walgreens planeja fechar 1,200 lojas nos próximos três anos, à medida que a rede de farmácias tenta reverter seus negócios após o impacto das medidas econômicas. E a rede de restaurantes TGI Fridays segue pelo mesmo caminho. Este ano, foram fechados 35 restaurantes, 12 dos quais no mês passado.

A inflação histórica colocou dezenas de grandes redes de restaurantes, varejo, farmácias, manufatura e serviços contra a parede, forçando-as a aumentar os preços de seus produtos em mais de 40%, às vezes muito mais. Isso, previsivelmente, reduziu as vendas devido à desaceleração do consumo.

A empresa disse na terça-feira (15) que cerca de 500 fechamentos de lojas ocorrerão no ano fiscal atual e devem ajudar imediatamente a ajustar os lucros e o fluxo de caixa.

Os líderes da Walgreens Boots Alliance Inc. disseram no final de junho que estavam finalizando um plano de recuperação para seus negócios e que o processo poderia envolver o fechamento de centenas de lojas com baixo desempenho.

A rede de restaurantes TGIF também está tentando corrigir a rota. Recentemente, a corporação vendeu oito de seus restaurantes de propriedade da empresa para seu ex-CEO Ray Blanchette em janeiro, e acrescentou que essa “era de transformação” ajudará a gerar receita contínua para a rede.

“Identificamos oportunidades de otimizar e simplificar nossas operações para garantir que estejamos melhor posicionados para cumprir – e exceder – a promessa da marca”, disse o diretor de operações da TGI Fridays, Ray Risley, em um comunicado à imprensa.

O TGI Fridays atende seus clientes há mais de 50 anos e tem 215 locais abertos e em funcionamento nos EUA, segundo seu site.

Altos custos, vandalismo e roubo

A Walgreens, assim como o Walmart, a CVS e outras redes, sofreu perdas crescentes nos últimos quatro anos devido a roubos e vandalismo em estados e cidades governados por democratas.

No ano passado, a CVS também anunciou que fecharia 900 de suas farmácias nos EUA, citando perdas devido a vandalismo e roubo entre os motivos citados.

A empresa, assim como seus concorrentes, está lutando contra o aumento dos custos de operação de suas lojas, provocado pela pior inflação dos últimos 50 anos, mantida por quase quatro anos.

A empresa sediada em Deerfield, Illinois, também está desistindo de um plano para adicionar clínicas de cuidados primários ao lado de algumas de suas lojas, depois de lançar uma expansão agressiva sob o comando da ex-CEO Rosalind Brewer.

A Walgreens disse em agosto estar analisando seu negócio de saúde nos EUA e poderia vender toda ou parte de sua divisão de clínicas VillageMD. O anúncio foi feito menos de dois anos depois de a empresa afirmar que investiria milhões na expansão do negócio.

A empresa começou em 2024 a reduzir os dividendos que paga aos acionistas a fim de levantar mais dinheiro para expandir os negócios. Em junho, ela reduziu sua previsão de lucros para o ano fiscal de 2024.

As ações da Walgreens subiram nas negociações da manhã da terça-feira.

Suas ações perderam quase dois terços de seu valor este ano e caíram para $ 9 no fechamento de segunda-feira (14).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version