Um voo da Spirit Airlines que ia da Flórida para o Haiti foi desviado para a República Dominicana após ser atingido por tiros ao se aproximar de Port-au-Prince. O incidente ocorreu hoje, 11 de novembro, e uma comissária de bordo foi ferida de raspão por um tiro, segundo o Miami Herald. A aeronave, que havia partido de Fort Lauderdale, pousou em segurança após o desvio, mas a companhia aérea ainda não comentou o ocorrido.
Após o incidente, autoridades do aeroporto Toussaint Louverture em Port-au-Prince suspenderam todos os voos comerciais. Dados de rastreamento de voos mostraram que aeronaves de companhias como JetBlue Airways e Amerijet evitaram o espaço aéreo haitiano. Esse é o segundo caso de tiros em aeronaves na região nas últimas semanas; em outubro, um helicóptero da ONU foi atingido por disparos de gangues ao sobrevoar a capital, forçando seu retorno ao aeroporto.
A violência de gangues tem se intensificado em Port-au-Prince. Em março, grupos armados com ligações políticas assumiram o controle de áreas estratégicas, fechando o aeroporto, liberando prisioneiros e isolando a cidade. Moradores ainda aguardam uma resposta das autoridades para retomar o controle da capital e conter a crise.