Nesta sexta-feira (24), o primeiro voo com brasileiros deportados pelos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump está previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 20h (horário de Brasília). O voo transporta 158 brasileiros que tentaram entrar de forma irregular nos EUA, principalmente pela fronteira com o México.
O voo faz parte das recentes ações de Trump para endurecer as políticas migratórias. Desde sua posse, em 20 de janeiro, o republicano suspendeu iniciativas de entrada legal para imigrantes, implementadas na gestão Biden, e anunciou medidas como o fim da cidadania americana por nascimento, que foi temporariamente bloqueada pela Justiça.
Este é o segundo voo de deportação de brasileiros em 2025; o primeiro foi realizado em 10 de janeiro, ainda sob o governo Biden. Desde 2023, o Aeroporto de Confins já recebeu 32 voos desse tipo, somando mais de 3.600 brasileiros deportados. Em 2024, o número subiu para 17 voos, e a expectativa é de aumento com as novas diretrizes de Trump.
A Casa Branca, por meio da secretária de imprensa Karoline Leavitt, divulgou imagens de imigrantes algemados embarcando em aviões militares, marcando o início oficial da política de deportação reforçada.
De acordo com dados recentes, existem cerca de 230 mil brasileiros vivendo indocumentados nos EUA.