Na Flórida, brasileira faz sucesso com acarajé, cuscuz, tapioca, beiju, arrumadinho, moqueca e outras delícias da culinária baiana
Ana Paula Franco
Tem cheiro de acarajé no ar. Quem já foi à Bahia conhece o cheirinho inconfundível do azeite de dendê que caracteriza a culinária baiana. A brasileira Rita de Cássia Barreto, que vive nos Estados Unidos há mais de 30 anos, prepara na Flórida pratos típicos da cozinha do estado. Além do acarajé com camarão, vatapá, caruru e tudo mais que se tem direito, Rita prepara moqueca, acarajé no prato, escondidinho, amarradinho (feijão fradinho com carne de sol e salada), tapioca, beiju, moqueca e bobó de camarão.
Deu água na boca? Você pode encomendar essas delícias da “Vixe Mainha na Flórida” inclusive em tamanho menor para festas. Há um mês Rita começou a comercializar as iguarias e o negócio está indo de vento em popa. Ela vive em Boca Raton e, atendendo a pedidos de amigos da igreja que frequenta, resolveu aceitar encomendas. “Criei uma página no Facebook, postei em alguns grupos e, rapidamente, choveram pedidos e encomendas. Vou tirar todas as licenças necessárias para abrir uma barraca de acarajé igual das que existem na Bahia, só não vou me vestir de baiana”, brinca Rita que é de Jacobina (BA), na Chapada Diamantina.
Rita de Cássia está na Flórida há apenas dois anos, segundo ela, veio fugir do frio do estado de Connecticut onde viveu por mais de 28 anos. Ela é divorciada, tem dois filhos, um deles serve ao Exército Americano. Ela conta que a paixão pela comida baiana é de família e que sua família de oito irmãos e sua mãe se reúne todos os anos em volta da mesa para apreciarem as iguarias.
“Resolvi começar com o acarajé porque na minha família é tradicional todo mundo se reunir na casa da minha mãe para comer. Lá em casa todo mundo gosta de cozinhar e nossa especialidade é a comida baiana”, conta Rita.
Quem quiser apreciar essas delícias pode ligar para Rita no telefone (561) 312-5270 e fazer sua encomenda. O acarajé custa $6 dólares a unidade. A página no Facebook é “Vixe Mainha Flórida”.
Acarajé
Acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia.
A história do nome é curiosa. A palavra “acarajé” vem do yorubá, língua de origem africana, e na Nigéria o acarajé é chamado de “akará” – “pedra de fogo.” A palavra “jé” vem do sentido comer, então acarajé é a “pedra de fogo que se come”.