DA REDAÇÃO COM G1 – As vítimas da chacina que chocou o Brasil na noite de Réveillon foram enterradas na manhã desta segunda-feira (2) sob forte comoção, em Campinas (SP).
O crime aconteceu enquanto uma família festejava a passagem de ano. O ex-marido de uma das vítimas invadiu o local armado, atirou nos parentes dela, matou a mulher, o filho de 8 anos, e cometeu suicídio em seguida.
Alguns caixões foram abertos para o último adeus dos familiares e amigos. Houve salvas de palmas e muita comoção. Os corredores do cemitério ficaram tomados de pessoas perto das sepulturas e muitos jornalistas.
As 12 vítimas estavam comemorando a virada do ano em uma casa em Campinas quando Sidnei Ramis de Araujo, de 46 anos, invadiu o local atirando. Os disparos atingiram 15 pessoas, sendo que 11 morreram na hora, uma morreu a caminho do hospital e três ficaram feridas e estão fora de perigo.
Dois adolescentes e uma mulher com uma bebê de colo conseguiram escapar dos disparos.
O motivo da chacina tem relação com uma briga entre ele e a ex-mulher, Isamara Filier, de 41 anos, pela guarda do filho de 8 anos. Sidnei foi armado com dois carregadores e também tinha 10 artefatos – supostos explosivos – presos ao corpo. Após atirar na ex-mulher e no filho, Sidnei se matou. O corpo de Sidnei foi sepultado em Jaguariúna, também na manhã desta segunda.
Veja quem são as vítimas
– Isamara Filier
Ex-mulher de Sidnei. Tinha 41 anos e estava em processo de separação, de acordo com informações da Polícia Militar e de processos judiciais na Vara da Família. Estava disputando com Sidnei a guarda do filho de 8 anos, João Victor Filier de Araujo, na Justiça. Ela morreu no local.
– João Victor Filier de Araujo
Filho de Isamara e Sidnei. Tinha 8 anos e estava na festa de confraternização com a mãe e familiares. Foi o último a ser atingido antes do pai se suicidar, e morreu no local.
– Rafael Filier
Rafael tinha 33 anos e era irmão de Isamara. Ele foi atingido na festa e morreu no local.
– Liliane Ferreira Donato
Liliane tinha 44 anos, era casada e morreu no local. O marido dela está entre os feridos hospitalizados em Campinas. Foi na casa dela que a tragédia aconteceu. Isamara e Rafael eram primos dela e das irmãs [abaixo].
– Alessandra Ferreira de Freitas
Alessandra era irmã de Liliane. Tinha 40 anos e morreu no local.
– Antonia Dalva Ferreira de Freitas
Antonia Dalva, de 62 anos, era mãe de Liliane e de Alessandra. Também foi atingida e morreu no local.
– Abadia das Graças Ferreira
Abadia, de 56 anos, era irmã de Antonia Dalva. Foi atingida e morreu no local.
– Paulo de Almeida
Paulo tinha 61 anos e era marido de Abadia. Foi atingido no momento dos disparos e morreu no local.
– Ana Luzia Ferreira
Ana era irmã de Antônia Dalva e Abadia. Tinha 52 anos e morreu no local.
– Larissa Ferreira de Almeida
Larissa tinha 24 anos. Era filha de Ana. Foi atingida pelos disparos e morreu no local.
– Luzia Maia Ferreira
Luzia, de 85 anos, era mãe de Antonia Dalva, Abadia e Ana, e avó de Isamara, Rafael, Liliane, Alessandra, Larissa e Carolina [abaixo]. Chegou a ser socorrida para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela tem um filho, de 58 anos, que está entre os feridos hospitalizados em Campinas.
– Carolina de Oliveira Batista
Carolina tinha 26 anos era solteira e morreu no local. O pai dela está entre os três feridos que estão hospitalizados em Campinas. Ela deixa uma bebê. Também era neta de Luzia.
– Sidnei Ramis de Araujo
Sidnei, de 46 anos, foi o autor do crime. Ele é ex-marido de Isamara e pai de João Victor. Trabalhava como técnico em laboratório na área de ciência e tecnologia.