Caso aconteceu em Alagoas, com jovem de apenas 19 anos
As autoridades estavam certas ao se preocuparem com os efeitos das enchentes que atingiram o nordeste brasileiro há dez dias: um jovem de 19 anos, morador de União dos Palmares, em Alagoas, é a primeira vítima fatal da leptospirose, doença infecciosa que ocorre através do contato com águas contaminadas por urina de ratos. Há ainda oito pessoas internadas no mesmo hospital com os mesmos sintomas, semelhantes aos da dengue. As enchentes mataram 37 pessoas naquele Estado, mas 69 continuam desaparecidas.
A superintendente de Vigilância e Saúde da Secretaria de Alagoas, Sandra Canuto, informou que já foram registrados 23 casos suspeitos de leptospirose, dos quais cinco foram confirmados por exames. O trabalho agora é informar à população os sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dores no corpo, especialmente na panturilha (batata da perna) e, em seguida, sangramentos e cor amarelada, causada por problemas no fígado.
A enchente atingiu 28 cidades de Alagoas e deixou 15 em estado de calamidade pública. Foram destruídos 43 postos de saúde e um hospital. A ajuda aos atingidos pela tragédia chegam de todos os cantos, até aqui dos Estados Unidos: O presidente do Rotary de West Boca, Douglas Heizer, comunica que a instituição está enviado Shelter Box para o Nordeste Brasileiro. O objetivo é fazer chegar aos desabrigados cerca de três mil barracas.