Com o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, que teve direito à sereia dentro de aquário na Marquês de Sapucaí, a Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. O desfile foi assinado pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon e fala sobre a quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté, em Salvador (BA), e faziam outros serviços em busca da compra de sua alforria.
A escola não ganhava um título desde 1997.
“Viradouro de alma lavada descreve a valentia e a bravura das mulheres que fizeram parte do início das páginas da história de liberdade do nosso país”, explica a descrição do desfile deste ano da escola de Niterói.
Em segundo lugar, ficou a Acadêmicos do Grande Rio, com o enredo Tata Londirá – O canto do caboclo no Quilombo de Caxias, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a escola contou a história de João Alves Torres Filho, o babalorixá Joãozinho da Gomeia, que virou um ícone do candomblé no Brasil.
Os envelopes com as notas das escolas foram abertos na seguinte ordem: fantasias; samba-enredo; comissão de frente; enredo; alegorias e adereços; bateria; mestre-sala e porta-bandeira; evolução; e, harmonia. A pontuação da escola nos quesitos considerou três das cinco notas. Foram descartadas a maior e a menor nota.
As notas foram atribuídas a cada escola pelos 45 jurados do carnaval de 2020. As seis que somaram mais pontos voltam ao Sambódromo no próximo sábado (29), para o tradicional desfile das campeãs. Desfilam, além da Viradouro, Grande Rio, Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira.
Rebaixamentos
Foram rebaixadas as escolas Estácio de Sá, com o enredo Pedra e União da Ilha do Governador, com o enredo Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas; a sorte está lançada: salve-se quem puder! (Com informações da Agência Brasil)