Carmelo de Los Santos se apresenta nesse fim de semana no Classical Weekend Concert em Santa Fé
“A história das obras de Barber é interessante. Ele começou a escrever quando a Europa estava em plena segunda guerra mundial, mas mesmo assim suas obras são otimistas, bonitas e cheias de musicalidade”, conta o brasileiro que garante que as músicas de Barber exigem muito trabalho da orquestra. “Em alguns momentos, em particular no terceiro movimento, é uma obra difícil para os músicos da orquestra e um violinista fazerem junto”, explicou.
O concerto de violino criado por Samuel Barber foi idealizado em 1939 quando o artista morava na Europa.
Janeiro tem sido um mês bem movimentado para o artista brasileiro. Carmelo acaba de chegar do Brasil depois de participar de um festival. “Eu cheguei no Brasil em um domingo de manhã e à noite estava tocando com a orquestra”, lembra. Depois de 14 dias no Brasil onde também aproveitou para ensinar um pouco do que sabe, Carmelo retornou a Albuquerque, onde mora, e começou os ensaios para o festival deste fim de semana.”
Carmelo ficou famoso no Brasil, quando aos dezesseis anos ganhou um dos mais prestigiados prêmios nacionais de música, o Prêmio Eldorado de Música. Criado em 1985, o prêmio é considerado a mais importante premiação da música erudita no Brasil.
O festival em Santa Fé acontece no sábado (25) e domingo (26) no Lensic Performing Arts Center (211 W. San Francisco St – Santa Fé).