Estados Unidos

Vídeos falsos usam o nome do FBI para espalhar desinformação sobre as eleições

De acordo com os pesquisadores do Antibot4Navalny, os materiais provavelmente foram criados por um grupo russo

Nomes de autoridades e veículos de imprensa foram usados para disseminar mentiras sobre a integridade eleitoral (foto: FBI)
Nomes de autoridades e veículos de imprensa foram usados para disseminar mentiras sobre a integridade eleitoral (foto: FBI)

O Federal Bureau of Investigation (FBI) alertou nesta terça, 5, que dois vídeos falsos utilizando o nome da instituição e sua insígnia circularam na internet com falsas alegações sobre fraude eleitoral em cinco prisões na Pensilvânia, Geórgia e Arizona. De acordo com a agência, esse conteúdo está entre uma série de vídeos que circularam online na segunda, 4, e utilizaram nomes de autoridades e veículos de imprensa para divulgar mentiras acerca da segurança do processo eleitoral.

Uma dessas fakes news divulgava um suposto relatório da CBS News em que o FBI aconselhava os eleitores a votar remotamente, devido a um possível ataque terrorista. As autoridades dos Estados Unidos não emitiram nenhum informe desse tipo, tampouco o material foi produzido pela emissora de tevê. O perfil que postou o conteúdo na plataforma de mídia social X foi suspenso na tarde de segunda, 4. A Fox News também teve sua imagem usada em conteúdos falsos.

De acordo com o grupo anônimo de pesquisadores globais Antibot4Navalny, os vídeos falsos provavelmente foram criados por um grupo de desinformação russo, que tem um histórico de imitar veículos de notícias internacionais e entidades governamentais dos Estados Unidos. Muitos dos seus posts incluem códigos QR com links para veículos de notícias legítimos com o intuito de dar autenticidade aos seus conteúdos. O grupo publicou alegações falsas semelhantes sobre ameaças antes das Olimpíadas.

O FBI reforça que a integridade eleitoral está entre suas maiores prioridades e que trabalha com o objetivo de responder às ameaças eleitorais e proteger as comunidades enquanto os americanos exercem seu direito de voto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo