Um vídeo divulgado na quarta-feira (6) pela polícia mostra o momento em que o criminoso brasileiro, Danilo Souza Cavalcante, 34 anos, consegue fugir da prisão do condado de Chester, na Pennsylvania. O registro mostra o brasileiro — que tem 1,52 de altura e pesa 54 quilos — em um corredor. Ele olha a movimentação e faz uma técnica para escalar a parede: de barriga para baixo, coloca as mãos e os pés nas paredes opostas e sobe rapidamente até o teto, de onde conseguiu escapar. No início do registro, outro detento, sem camisa, aparece nas imagens.
Antes da divulgação do vídeo, a porta-voz da promotora distrital do condado de Chester, Deborah Ryan, e a porta-voz do condado, Rebecca Brain, se recusaram a comentar o modo de fuga do condenado. A tática usada pelo brasileiro é a mesma que outro detento fez para fugir em maio deste ano da mesma unidade prisional, confirmaram as autoridades locais em coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira. Igor Bolte, 30, escapou da prisão, mas foi pego pelos agentes horas depois.
Ontem, o jornal The Philadelphia Inquirer divulgou que uma fonte, sob condição de anonimato, afirmou que o edifício escalado por Danilo fica perto de um dos pátios de exercícios da penitenciária. Após escalar até o teto, Danilo teria corrido pelo telhado e entrado em uma área menos segura da penitenciária, conseguindo fugir do local.
Até a manhã de quinta-feira (7), Danilo Cavalcante seguia foragido, entrando no oitavo dia de buscas pela polícia de Chester.