DA REDAÇÃO, COM G1 – O site TMZ divulgou neste domingo (8) um vídeo que mostra os primeiros instantes do ataque que deixou cinco mortos e oito feridos no Aeroporto de Fort Lauderdale, na última sexta-feira (6). Três pessoas ainda estão internadas em estado crítico.
Nas imagens, Esteban Santiago caminha tranquilamente pela área de retirada de bagagens no desembarque do aeroporto, até tirar da cintura um revólver e começar os disparos. Logo em seguida, as pessoas em pânico começam a correr na direção contrária.
Neste sábado, promotores federais denunciaram Santiago pelo ataque. A primeira audiência deve acontecer já na próxima segunda-feira. Ele foi acusado de realizar um ato de violência em um aeroporto internacional resultando em morte, o que pode levar à punição máxima de execução que é a pena de morte.
O atirador
Esteban Santiago é um ex-veterano de guerra, e tem 26 anos. Aos 20 anos, ele combateu na Guerra do Iraque durante dez meses. Após retornar aos Estados Unidos, Santiago disse que ouvia vozes que o incentivavam a violência.
Em novembro, foi a uma agência do FBI, na cidade em que morava. Segundo os agentes, ele disse que a mente dele estava sendo controlada pela CIA.
Ele também afirmou que estava sendo obrigado a assistir vídeos do grupo terrorista Estado Islâmico. Dali, ele foi levado para um exame psicológico e, segundo os parentes, ele estava passando por tratamento.