Um vídeo impressionante mostra o momento em que uma casa desaba e é levada pela correnteza em meio a inundações glaciais no estado do Alasca. Esse tipo de inundação ocorre quando grandes volumes de água represada conseguem romper as barreiras de uma geleira.
A correnteza destruiu diversas estruturas e derrubou árvores ao longo do rio Mendenhall, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. As autoridades da cidade de Juneau emitiram uma declaração de emergência e ordens de retirada para os moradores da área afetada. Segundo o NWS, os detritos estão sujando o rio e prejudicando o fluxo da água, causando um evento “extremo” no local.
Na escala FEMA, havia menos de 1% de chance desse nível de inundação ocorrer, disse Aaron Jacobs, hidrologista do Serviço Meteorológico Nacional de Juneau. “Não pensamos que isso fosse possível”, disse Jacobs.
O nível do lago Mendenhall atingiu o pico de 14,97 pés no sábado (5), bem acima do recorde anterior de 11,99 pés em julho de 2016. O risco de inundação de geleiras derretidas no Alaska aumenta à medida que o clima bate recordes nos EUA, segundo um estudo publicado na Nature Climate Change.
*com informações do ABC 7