Maré negra já está sendo considerada um dos maiores acidentes do gênero nos Estados Unidos
A explosão de uma plataforma na semana passada, na costa da Louisiana, deixou 11 mortos e já é considerado um dos piores acidentes do tipo na história dos Estados Unidos. Para piorar, os esforços da British Petroleum, a companhia que operava a plataforma, não estão surtindo efeito e até agora ainda não foi possível fechar a válvula de escape.
A plataforma de petróleo é do tamanho de dois campos de futebol. Os executivos da companhia garantiram que estão fazendo “tudo que está ao alcance para conter esse vazamento de óleo e resolver a situação da forma mais rápida, segura e efetiva possível. Mesmo assim, a BP não escapou de receber uma multa recorde de 87 milhões de dólares, aplicada pela Administração de Segurança e Saúde do Trabalho dos EUA, por não corrigir as medidas de segurança após a explosão da refinaria no Texas ter matado 15 trabalhadores, há dois anos.
O estado da Flórida está em alerta, pois os ventos naquela região podem trazer para o litoral do Sunshine State as manchas de óleo. “Essa é uma possibilidade”, disse o meteorologista Todd BarronO presidente Barack Obama afirmou que o problema passou a ser a prioridade número 1 de seu governo.