Uma pessoa morreu e pelo menos outras dez ficaram feridas depois que uma explosão na rede de gás destruiu mais de 60 casas em Lawrence, Andover e North Andover, em Massachusetts, na quinta-feira (13). Pelo menos 8 mil pessoas estão desabrigadas após os incêndios.
O Hospital Geral de Lawrence anunciou que atendeu dez pessoas afetadas pelos incêndios, incluindo duas em estado crítico. Outro hospital recebeu mais uma vítima, segundo a ABC. A maioria dos pacientes foi atendida por ter inalado fumaça.
O chefe dos bombeiros de Methuen, Joseph Solomon, cujo departamento está ajudando na resposta, disse ao jornal “Boston Globe” que houve mais de 60 incêndios e explosões nas três comunidades.
A companhia de energia National Grid informou que o fornecimento foi interrompido nas três cidades. A Columbia Gas, responsável pela distribuição de gás, percorreu diversos bairros e cortou o acesso casa a casa. A companhia ainda não sabe o que causou o aumento da pressão e o acidente.
Diversos relatos em redes sociais mostram imagens de estruturas em chamas ou danificadas, e moradores dizem que os bombeiros já não estavam conseguindo atender a todos os chamados. Bombeiros e policiais de cidades vizinhas se deslocaram aos locais para ajudar a conter os incêndios e orientar a população na evacuação das casas. “Parecia uma cena de Armageddon, realmente parecia”, disse o capitão dos Bombeiros, Michael Mansfield.
Os Bombeiros ainda têm muito trabalho pela frente e os moradores não poderão se aproximar de suas casas para contabilizar os prejuízos tão cedo.