O U.S. Citizenhip and Immigration Services (USCIS) não está mais aceitando pedidos de visto H-1B (para trabalhadores qualificados) no ano fiscal 2021.
“Concluímos o envio das notificações de não selecionados para as contas online dos candidatos”, escreveu a agência de imigração em um comunicado no qual também diz que o “processo voltará a ser aberto no ano fiscal 2022”.
A suspensão no processamento das petições se aplica tanto aos vistos H1-B regulares como àqueles destinados a imigrantes com diploma de curso superior ou mestrado obtido em uma universidade americana. A cota anual de distribuição desses vistos é 85 mil e, segundo a agência, está esgotada.
A medida, entretanto, não impacta outros requerimentos relacionados aos vistos H-1B de trabalhadore que já se encontram em solo americano, como:
- Pedido de ampliação do tempo para que um funcionário H-1B atual possa permanecer nos Estados Unidos;
- Alteração dos termos de emprego dos atuais trabalhadores H-1B;
- Permissão para que os atuais trabalhadores H-1B mudem de empregador;
- Permissão para que beneficiários do H-1B trabalhem simultaneamente em dois empregos com o visto
Esta categoria de visto permite que estrangeiros com especialização em determinada área de conhecimento trabalhem legalmente nos EUA.
Antes de encerrar seu mandato, o ex-presidente Donald Trump endureceu a concessão dessas permissões de trabalho, como forma de frear também a imigração legal no país.
Uma das medidas decretadas por Trump e que entra em vigor no próximo dia 8 de março, restringe a elegibilidade dos candidatos impondo critérios que combinam nível educacional, experiência e valor do salário que será pago. Com isso, menos pessoas estarão aptas a concorrer.
O ano fiscal nos EUA termina no dia 30 de setembro de 2021.