Marilyn E. Stephens, Data Dissemination Specialist do US Census Bureau, fez uma palestra no Consulado-Geral do Brasil em Miami, durante uma reunião com o Conselho de Cidadãos no início deste mês de agosto e apresentou dados interessantes sobre a população brasileira na Flórida.
A concentração maior está nos condados do sul do estado: Broward (17,043), Miami-Dade (11,028) e Palm Beach (10,693).
Orange, na região de Orlando, também se destacou com 12,336 residentes que imigraram do Brasil. De acordo com os dados fornecidos por Marilyn, o total de brasileiros vivendo no Sunshine State é de 63,482 pessoas.
A palestrante não comentou, mas estima-se que este número seja maior, pois muitos indocumentados não responderam ao Censo realizado em 2021 por temerem ser deportados.
A tradição do país é efetuar um censo a cada 10 anos. Portanto, deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia de covid-19 provocou o adiamento da pesquisa.
Se a contagem não é exata, pelo menos serve como balizamento para autoridades brasileiras na Flórida acompanharem o desenvolvimento da comunidade em todo estado. Um bom indicador deste evolução foi a abertura do Vice-Consulado-Geral do Brasil em Orlando, que servirá para desafogar o fluxo de brasileiros que eram obrigados a procurar o consulado em Miami.
Um bom teste para este desafogo será a eleição presidencial brasileira, marcada para o próximo mês de outubro.
Os slides completos podem ser consultados nas redes sociais do período de defeso eleitoral: instagram (@gov.cgmiami) e Facebook (@GovconsuladoMiami).