Um morador de Altadena, na Califórnia, voltou para sua casa após ser evacuado por causa do incêndio Eaton e encontrou uma surpresa inesperada: um urso de 238 kg se abrigando no espaço de acesso abaixo de sua residência. Acredita-se que o urso já estivesse na área antes dos incêndios e não tenha saído devido à destruição causada pelo fogo, o que dificultou os esforços para retirá-lo.
O proprietário ficou surpreso ao descobrir o animal por meio de uma câmera de segurança. Segundo ele, a equipe da empresa local de gás, SoCalGas, que estava restaurando seus serviços, se deparou com o urso e informou que não poderia concluir o trabalho enquanto o animal estivesse por lá. A presença de ursos na região de Altadena, onde as casas geralmente não possuem porões, não é incomum, informou Kevin Howells, cientista ambiental do California Department of Fish and Wildlife.
A retirada do animal envolveu uma abordagem criativa: em vez de tranquilizá-lo, o que seria complicado por causa do seu tamanho, Howells usou uma armadilha e atraiu o urso com uma refeição de frango assado, sardinhas e maçãs com manteiga de amendoim. O animal foi então transportado para a Angeles National Forest, onde foi sedado, equipado com um colar GPS e liberado em segurança.