Com a iminente posse de Donald Trump para o seu segundo mandato, universidades dos EUA estão orientando seus estudantes internacionais a retornarem ao campus antes do dia 20 de janeiro, após as férias de fim de ano. O temor é de que mudanças nas políticas de imigração possam causar atrasos ou até restrições de viagem.
Entre as instituições que emitiram esses avisos estão a Columbia University, a University of Southern California (USC), a Harvard University e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). As universidades destacam que as mudanças nas regras imigratórias podem afetar especialmente os estudantes que estão fora do país durante esse período.
Embora a situação seja incerta, algumas escolas estão ajudando seus alunos com informações sobre como garantir que seus documentos e vistos estejam em ordem. A preocupação geral é que novas restrições de viagem, como as implementadas durante o primeiro mandato de Trump, possam ser novamente ativadas.
Especialistas em imigração observam que, embora as políticas de Trump não estejam definidas, o medo de uma possível restrição pode afetar negativamente a inscrição de estudantes internacionais, principalmente aqueles vindos de países com tensões geopolíticas.