É brasileira a única vítima fatal do acidente de trem ocorrido na manhã desta quinta-feira (29), na estação de Hoboken, em New Jersey, que deixou outras centenas de feridos. Fabiola Bittar de Kroon, de 34 anos, era advogada e estava em pé esperando o trem quando foi atingida por destroços do acidente. A brasileira era de Santos (SP).
De acordo com a CNN, outras 108 pessoas foram atingidas e feridas pelo trem desgovernado, mas só Fabíola perdeu a vida. Ela morava em Hoboken (NJ). De acordo com o site de LinkedIN, a brasileira tinha muita experiência na área de direito e em leis brasileiras. Ela deixa o marido e uma filha pequena.
Fabíola foi identificada no começo da tarde. O marido dela, que é holandês, estava fora da cidade e a filha do casal estava em uma creche.
De acordo com Sueli Bittar, mãe da vítima, a filha estava nos EUA há um ano. “A minha filha estava lá procurando uma nova casa para morar com o marido e com a filha. O que posso dizer é que agora fica um vazio. Ainda é tudo um choque para a nossa família. O meu marido nem consegue falar. Vamos lutar agora para trazer o corpo da minha filha para o Brasil”, disse ao G1.
O desastre aconteceu por volta das 8h30am, momento de grande movimento na estação, quando o trem da plataforma 5 se chocou contra a parede do terminal, destruindo parte da estrutura. O trem partira de Spring Valley e aparentemente estava atrasado, segundo a WABC.
“Devido ao descarrilamento de um trem na estação de Hoboken, todos os serviços a partir dela e até ela estão suspensos”, informou a polícia no Twitter.
As primeiras imagens sugerem que o trem não conseguiu reduzir a velocidade ao entrar na estação e terminou por subir na plataforma, destruindo o teto.
O Terminal de Hoboken faz parte do sistema de transportes da zona metropolitana de New York, tem nove linhas férreas e é ligado ainda a uma estação de metrô e a várias linhas de ônibus. Mais de 50 mil pessoas passam por dia pela estação, tornando-a a mais movimentada de New Jersey.