A escassez de ovos nos EUA, agravada por surtos de gripe aviária, resultou em aumentos significativos nos preços. Em janeiro de 2025, o preço médio da dúzia de ovos atingiu US$ 5,80, com valores ainda mais altos em estados como Nova Iorque e Califórnia, onde lojas chegaram a vender a dúzia por até US$ 13,49 — um aumento de 70% em relação ao ano anterior. Grandes redes, como Costco e Trader Joe’s, precisaram impor limites na quantidade à venda.
Com a morte de 140 milhões de aves, os Estados Unidos têm buscado alternativas no mercado internacional. A Turquia, que já exporta ovos para o país, aumentará suas exportações para um recorde de 420 milhões de ovos em 2025, de acordo com a União Central dos Produtores de Ovos da Turquia, tentando mitigar o impacto da falta de produção interna. Além disso, o Departamento de Agricultura dos EUA aprovou recentemente uma vacina para galinhas, na tentativa de controlar a gripe aviária e reduzir os impactos no setor.
Contudo, especialistas alertam que a solução não será rápida. A previsão do Departamento de Agricultura dos EUA é de que os preços dos ovos aumentem mais 20% neste ano. Embora a importação turca ajude, ela não será suficiente para cobrir toda a lacuna, e o mercado doméstico continuará pressionado. No final de 2024, os EUA importaram 71 milhões de ovos.