O presidente Trump falou em entrevista a jornalistas na quarta-feira (20) sobre sua intenção em acabar com os chamados ‘bebês âncoras’, filhos de imigrantes que vêm para os Estados Unidos somente para ter os bebês e em seguida voltam para os seus países de origem. Trump também quer acabar com os direitos à cidadania americana de filhos de imigrantes indocumentados, apesar de isso ferir a Constituição Americana.
“Estamos levando esta questão muito a sério. Você entra nos EUA tem seu filho e, parabéns, seu filho é agora um cidadão americano. Isso é simplesmente ridículo”, disse Trump aos repórteres.
Desde a sua campanha à presidência em 2016 Trump vem batendo nesta tecla.
“Somos um dos únicos países do mundo onde uma pessoa entra, tem um bebê e ele é essencialmente um cidadão dos Estados Unidos por 85 anos, com todos os benefícios. Isto é ridículo e tem que acabar”, afirmou Trump em entrevista em 2018 sobre o assunto.
O problema é que o presidente esbarra na Constituição dos Estados Unidos que é clara ao dizer: “Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos e sujeitas à sua jurisdição são cidadãos dos Estados Unidos”.
A ideia, portanto, ainda está longe de virar realidade, pois uma mudança na Constituição implica procedimentos que não incluem o decreto presidencial. (Com informações da Reuters)