Hillary Clinton saiu na frente de Bernie Sanders no Estado
Trump vence prévias com larga vantagem em Nevada
Da Redação com Agências – O pré-candidato republicano Donald Trump venceu sua terceira prévia seguida nesta terça (23), segundo projeções da rede de televisão CNN. Por volta de 7:30am desta quarta (24), com 96% da apuração em Nevada, Donald Trump seguia na frente com 45,15% dos votos, seguido por Marco Rubio, com 23,9%; Ted Cruz, 21,4%.
Com o expressivo resultado em Nevada, em que Trump tem mais votos que o segundo e o terceiro colocados somados, ele amplia suas chances de ser o indicado do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA na eleição de 8 de novembro.
“Serão incríveis dois meses”, disse Trump, ao discursar – quando o resultado oficial ainda mostrava cerca de 5% de apuração -, sobre os próximos estados que realizarão prévias. “Nós talvez nem precisaremos dos próximos dois meses”. Na sequência, o bilionário voltou a falar sobre sua polêmica proposta de construir um muro entre os Estados Unidos e o México – e fazer o país vizinho pagar por isso.
A vitória de Trump já era prevista, pois todas as pesquisas o mostravam com dois dígitos de vatangem sobre seus oponentes. A grande questão é quem ocupará o segundo lugar, Cruz ou Rubio, que travam uma disputa acirrada desde o início das prévias republicanas.
O primeiro estado a realizar sua prévia foi Iowa, em 1º de fevereiro, onde o republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton saíram vencedores. Na sequência foi a vez de New Hampshire, onde os eleitores preferiram Donald Trump e Bernie Sanders. No sábado (20), Hillary venceu a primária Democrata em Nevada e Trump foi o vencedor do caucus Republicano na Carolina do Sul.
Prévias
Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Para ser apontado candidato, um Democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis. Para um Republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.
A próxima etapa será uma primária democrata na Carolina do Sul, no sábado (27). Em seguida, a grande expectativa gira em torno da Super Terça, em 1º de maio, quando ocorrem decisões simultâneas em 14 estados e no território de Samoa Americana.