O ex-presidente republicano Donald Trump venceu o caucus de Iowa com cerca de 30 pontos de vantagem sobre seu rival mais próximo, estabelecendo um novo recorde de margens de vitória na convenção política republicana. O governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou em um distante segundo lugar, seguido pela ex-governadora de South Carolina, Nikki Haley. O empresário Vivek Ramaswamy encerrou sua campanha presidencial e apoiou Trump depois de ficar em quarto lugar.
Os resultados finais ficaram relativamente próximos das médias das pesquisas nas últimas semanas, mas Trump superou as expectativas ao ultrapassar o limite de 50% dos votos. Já Haley teve um desempenho inferior ao esperado, depois que as pesquisas a mostraram em segundo lugar antes do caucus. O frio extremo e a neve cobriram Iowa, diminuindo a participação dos republicanos nas urnas. O total de participantes do caucus atingiu cerca de 110 mil, abaixo dos cerca de 186 mil em 2016, quando ocorreu o último evento de pré-candidatura. A próxima disputa na corrida presidencial do Partido Republicano são as primárias de New Hampshire, em 23 de janeiro.
DeSantis e Haley estão competindo para emergir como a melhor alternativa ao ex-presidente Trump. Haley afirma que vai competir vigorosamente em New Hampshire, onde espera ter mais sucesso com os eleitores independentes do estado. DeSantis irá para New Hampshire na terça-feira (23), depois de uma parada em South Carolina, um reduto conservador onde a disputa pode ser crucial.
*com informações da NBC News