O presidente Donald Trump ordenou o envio de mais 1.500 tropas ativas à fronteira sul dos Estados Unidos com o México, como parte de um esforço para reforçar a segurança. Atualmente, cerca de 2.200 militares já estão envolvidos na missão Joint Task Force-North, baseada em El Paso, Texas, realizando tarefas logísticas e administrativas. Segundo fontes oficiais, helicópteros e analistas de inteligência também serão mobilizados para melhorar a detecção e monitoramento na região.
Além disso, o Departamento de Defesa foi instruído a apoiar os voos de repatriação de migrantes usando aeronaves militares, como C-17 e C-130. Apesar disso, os soldados não terão autorização para realizar prisões ou executar funções de aplicação da lei, em conformidade com a Lei Posse Comitatus, que limita o uso de militares em tarefas domésticas.
O envio das tropas é o início de uma mobilização maior, que pode chegar a até 10.000 militares nas próximas semanas. Enquanto isso, a administração Trump avalia a possibilidade de invocar a Lei da Insurreição, o que permitiria o uso das forças armadas em funções de aplicação da lei dentro do país.