O candidato republicano à presidência, Donald Trump, declarou na quinta-feira (6) que pode impor tarifas a países, incluindo a China, que não controlarem o fluxo de imigrantes indocumentados de seus territórios para os Estados Unidos. Trump fez essas declarações durante um evento no estado fronteiriço de Arizona, respondendo a uma pergunta da audiência. Ele não especificou a magnitude das tarifas que imporia em tal cenário caso seja eleito em 5 de novembro.
Questionado sobre como ele reduziria o fluxo de migrantes que cruzam ilegalmente para os EUA, Trump afirmou: “Temos um tremendo poder econômico”. Trump afirmou que se um país, incluindo a China, não ajudar a conter o fluxo de imigrantes para os EUA, que poderá sofrer sanções e pagar tarifas.
De acordo com dados do governo dos EUA, a Patrulha de Fronteira prendeu mais de 27 mil migrantes chineses que cruzaram ilegalmente a fronteira com o México de 1º de outubro de 2023 a 30 de abril de 2024, parte de um aumento acentuado nas chegadas de chineses. Porém, a maioria das pessoas que cruzam ilegalmente para os EUA são da América Latina.
A segurança nas fronteiras e a imigração tornaram-se questões prioritárias para os americanos na corrida para a eleição, onde Trump enfrentará Joe Biden em uma reedição da disputa presidencial de 2020.