O presidente dos EUA, Donald Trump, nomeou nesta quinta-feira (16) o cubano-americano Alex Acosta para ser seu secretário do Trabalho, o primeiro secretário de descendência hispânica de seu gabinete. Ele “tem uma carreira impressionante”, disse Trump em coletiva de imprensa, acrescentando que “será um Secretário do Trabalho fantástico”. Ex-procurador da Flórida, Acosta chegou a integrar a divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça durante o governo George W. Bush (2001-2009). As informações são da AP.
Acosta foi escolhido depois que Andrew Puzder desistiu de assumir a função. Puzder enfrentaria forte resistência no Senado, onde seria sabatinado nesta quinta-feira (16) e, segundo a imprensa americana, 12 senadores republicanos estavam prontos para rejeitá-lo. Possivelmente antevendo as dificuldades, o bilionário, presidente da empresa CKE, que administra duas cadeias de lanchonetes fast-food, abdicou da nomeação.
No passado, Puzder contratou serviços domésticos de um empregado em situação ilegal no país. Segundo relatos, ele sabia da condição de seu empregado. Ele afirma que o demitiu há cerca de cinco anos, mas deixou de pagar os impostos referentes à contratação até ser nomeado por Trump, no dia 9 de dezembro.
Trump aproveitou o anúncio do nome de Acosta para dizer que “herdou uma bagunça” no governo e que fez muitos avanços como renegociações de contratos “terríveis” para economizar dinheiro. “Acho que nunca houve um presidente eleito que fez em tão pouco tempo o que nós fizemos”.