O presidente Donald Trump acompanhado da primeira-dama Melania foi recebido nesta segunda-feira (3) pela rainha Elizabeth II. O príncipe Charles e sua mulher, Camilla, também estavam presentes. Trump vai ficar três dias no Reino Unido.
Logo na chegada, Trump criticou duramente o prefeito de Londres, Sadiq Khan, “é um fracassado total”, comentou o presidente americano.
A rainha Elizabeth II recebeu o presidente e sua esposa em um banquete de Estado no Palácio de Buckingham. Durante o brinde, os dois discursaram brevemente sobre os “valores em comum” entre Reino Unido e EUA. Os hinos nacionais de ambos os países tocaram ao fim de cada discurso.
“Nós reafirmamos nossos valores em comum que vão nos unir até o futuro: liberdade, soberania, autodeterminação, respeito à lei, e respeito aos direitos dados a nós por Deus todo-poderoso”, afirmou Trump, no discurso.
A rainha Elizabeth II mencionou a ascendência escocesa de Donald Trump, ao dizer que ele tem uma “conexão especial” com o Reino Unido. A monarca também relembrou os 75 anos do Dia D, momento decisivo da Segunda Guerra Mundial na Europa.
“Hoje, nós celebramos uma aliança que nos ajudou a assegurar a segurança e a prosperidade de ambos os nossos povos por décadas”, disse a rainha.
O jantar contou com a presença da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, além de secretários de governo dos dois países e integrantes da família real britânica, como o príncipe William. (Com informações da CNN e G1)