O presidente Trump deu uma esperança aos imigrantes fazendeiros que estão em situação irregular nos Estados Unidos, ao declarar durante uma reunião do secretariado na Casa Branca que se eles e suas fazendas forem “fortemente recomendados” poderão ficar nos país “por um tempo”.
“Vamos trabalhar junto aos fazendeiros, que se suas fazendas forem fortemente recomendadas por certas pessoas vamos deixá-los ficar por um tempo”, disse o presidente durante a reunião.
Trump disse que os fazendeiros indocumentados serão eventualmente deportados, mas que o governo poderá trabalhar junto com eles de forma que possam voltar através de um processo legal.
O comentário veio logo após o anúncio da secretária de Homeland Security, Kristi Noem, sobre a o sistema de “audeportação”.
“Vamos trabalhar junto as pessoas de forma que elas saiam tranquilamente, voltando para seus países, e depois trabalhar para tentar fazer com que retornem aos EUA de forma legal. É isso?”, perguntou o presidente, como confirmando o plano com Noem.