O presidente Donald Trump disse na terça-feira (15) que lançará um novo “programa de autodeportação”, voltado a imigrantes em situação irregular no país. Em entrevista à apresentadora Rachel Campos-Duffy, da Fox News, Trump afirmou que o plano incluiria auxílio financeiro e a possibilidade de um eventual retorno legal ao território americano.
“Vamos lhes dar uma ajuda financeira. Vamos lhes dar algum dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles. Se forem bons, se quisermos que voltem, trabalharemos para que voltem o mais rápido possível”, declarou o presidente.
Paralelamente ao novo plano, o governo vem utilizando recursos tecnológicos para incentivar a saída voluntária de imigrantes em situação irregular. Um dos principais instrumentos é o aplicativo CBP One. Disponível em inglês e espanhol, a ferramenta permite que os usuários agendem entrevistas de imigração, solicitação de asilo e também indiquem sua intenção de deixar o país. A função “intenção de partida” tem sido promovida pelo governo como uma forma menos traumática de saída, evitando prisões e deportações forçadas.