Estados Unidos

Trump adia tarifas sobre produtos do México por mais um mês

EUA suspendem a aplicação de tarifas de 25% após negociações com a presidente Claudia Sheinbaum, enquanto a incerteza no mercado financeiro persiste.

Dados do Departamento de Agricultura apontam que 80% dos frutos do mar e do café, 59% das frutas frescas e 35% dos vegetais consumidos no país são importados (Foto: Santeri Viinamäki/Wikimedia)
Dados do Departamento de Agricultura apontam que 80% dos frutos do mar e do café, 59% das frutas frescas e 35% dos vegetais consumidos no país são importados (Foto: Santeri Viinamäki/Wikimedia)

O presidente Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 6, o adiamento das tarifas de 25% sobre a maioria dos produtos importados do México por mais um mês. A decisão vem após um aumento das preocupações sobre os impactos de uma guerra comercial mais ampla. Essa é a segunda vez que Trump postergou as tarifas, inicialmente anunciadas em fevereiro, desde que revelou o plano.

Após conversas com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi decidido que as mercadorias do México que cumprirem o Acordo USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá), que estabelece regras de comércio entre os três países, não estarão sujeitas às tarifas. O presidente também destacou que a relação com Sheinbaum tem sido muito boa e que ambos estão trabalhando juntos nas questões da fronteira.

Embora as tarifas sobre o México tenham sido suspensas, as tarifas recíprocas, que aplicam impostos sobre as exportações dos EUA, ainda devem ser implementadas a partir de 2 de abril. A medida tem gerado volatilidade nos mercados financeiros, que reagiram negativamente.

A relação entre os dois países se fortaleceu, com o México intensificando a repressão aos cartéis, enviando tropas à fronteira dos EUA e entregando 29 líderes de cartéis procurados pelos EUA. Por outro lado, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, indicou que o Canadá deve enfrentar uma guerra comercial com os Estados Unidos a longo prazo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo