Filme do brasileiro José Padilha está sendo exibido em salas alternativas em New York e Los Angeles
Depois de vencer o Leão de Ouro no Festival de Berlim, em fevereiro, ‘Tropa de Elite’, de José Padilha, segue carreira internacional com a estréia no circuito comercial norte-americano, sob o título de “Elite Squad”. Num primeiro momento o filme não será exibido nos cinemas do sul da Flórida, mas já está em cartaz em salas alternativas de New York e Los Angeles.
Depois de ser chamado de “fascista” por publicações como a revista Variety e criticado duramente à época da première mundial na Alemanha, o hit do Capitão Nascimento segue levantando opiniões controversas. No dia da estréia americana, o jornal “The New Yok Times” classificou o filme como “cruelmente feio, desagradável e, por vezes, até uma incoerente agressão aos significados brasileiros” e de “rasa profundidade”.
O trailer em inglês, divulgado pela distribuidora Weinstein Company – de Harvey Weinstein, ex-chefão da Miramax -, não traz diálogos, somente uma narração em “off”. O locutor inicia sua fala dizendo que a trama se passa na “cidade mais perigosa do mundo”. Há a inclusão de uma cena, que não consta no filme, em que aparecem os personagens André Matias (André Ramiro) e Neto (Caio Junqueira), na infância, brincando juntos.
A produtora de José Padilha, Zazen Produções, não tem controle sob o material de divulgação já que a Weinstein adquiriu os direitos do filme, mas certifica que o filme tem exatamente o mesmo corte que o lançado no Brasil e exibido em Berlim.