Imigração Manchete Notícias

Tribunais de imigração têm mais de 2,5 milhões de casos pendentes em todos os EUA

A maioria dos casos pendentes está na Flórida, Texas e Califórnia; casos de asilo estão levando 632 dias para serem resolvidos

Os tribunais de imigração dos Estados Unidos tinham 2.596.210 casos pendentes em agosto, de acordo com levantamento do Transactional Records Access Clearinghouse (Trac). A grande maioria dos casos pendentes está na Flórida, Texas e Califórnia.

De acordo com o Trac, a média de espera para a resolução de casos de asilo, por exemplo, é de 632 dias. Menor, no entanto, que a registrada em 2021, que era de 925 dias por causa dos atrasos causados pela pandemia.

O volume de casos é reflexo das travessias pela fronteira dos EUA com o México, que aumentaram 36% entre julho e agosto. A crise na fronteira tem sido um grande desafio para o governo Biden, alvo de seus rivais políticos.

Em debate realizado na quarta-feira (27), o pré-candidato e ex-vice-presidente Mike Pence, disse que, caso seja reeleito, a retomada da construção do muro na fronteira “será no primeiro dia de governo”.

Crise longe do fim

Para o advogado de imigração Raed Gonzalez, que atua no Texas, os problemas na fronteira e consequente volume de casos estão longe de acabar. “Não vejo essa crise melhorar a menos que o Congresso aprove alguma lei. É necessário um esforço conjunto das autoridades, muito maior que apenas reforçar a segurança nas fronteiras e gastar dinheiro com isso. Essa crise precisa ser tratada em um outro patamar”, afirma Gonzalez.

Ele afirma que o volume de casos em cortes imigratórias começou a crescer ainda no governo Obama e aumentou muito com a política de tolerância zero implementada por Donald Trump. Já no governo Biden, os juízes checam os casos mais de perto antes de fechá-los, especialmente quando envolve a deportação do indivíduo.

Em 2021, o número de apreensões na fronteira chegou a históricos 1,7 milhão. Em 2022, esse número chegou a 2,3 milhões. Em 2023, até agora, 2,2 milhões de estrangeiros foram detidos na fronteira. Com informações do Click2 Houston.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo