Três pessoas morreram e outras seis foram hospitalizadas após consumirem milkshakes contaminados em um restaurante de Tacoma, no estado de Washington, informou o Departamento de Saúde regional, na segunda-feira (21). Os casos ocorreram entre 27 de fevereiro e 22 de julho de 2023.
Segundo os agentes de saúde, o surto está ligado às máquinas de sorvete do restaurante da rede Frugals, que não foram limpas adequadamente e apresentavam contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes. Embora a Frugals Tacoma tenha parado de usar suas máquinas de sorvete em 8 de agosto, o Departamento de Saúde apontou que a bactéria pode ficar incubada no organismo por até 70 dias.
As autoridades também incentivaram grávidas e pessoas com 65 anos ou mais, com sistema imunológico enfraquecido, a entrar em contato com seu médico caso tenham consumido o milkshake no Frugals Tacoma entre os dias 29 de maio e 7 de agosto.
A listeriose é uma doença grave de origem alimentar e tem altas taxas de mortalidade, acometendo com mais frequência grávidas, recém-nascidos e idosos com 60 anos ou mais. Entre os sintomas — que podem aparecer entre o 3º e o 60º dia — estão febre alta, calafrio e dores musculares, além de enjoo, diarreia e vômito. Em casos mais graves, a contaminação pode causar meningite, aborto espontâneo, parto prematuro ou de natimorto.
A bactéria é mais comumente transmitida por meio do leite e seus derivados, embora também possa ser encontrada em verduras e legumes crus, carnes ou alimentos refrigerados e não cozidos para consumo.
Como medida de prevenção, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma boa higiene alimentar, com uso de produtos lácteos pasteurizados, cuidado com alimentos crus de origem animal, além da lavagem das mãos antes de preparar alimentos e após usar o banheiro. É ideal também lavar frutas, vegetais e legumes crus.
Segundo a OMS, em 2018, a África do Sul enfrentou uma das maiores crises de listeriose do mundo, com pelo menos 60 mortes registradas e 750 casos confirmados.