O Departamento de Defesa anunciou, nesta quarta-feira (20), que vai enviar 800 militares para reforçar a segurança na fronteira próximo a Eagle Pass, Texas, que declarou estado de emergência devido ao grande número de imigrantes que chega ao local todos os dias.
Somente nas últimas 24 horas, 8,6 mil imigrantes atravessaram a fronteira do Texas com o México, segundo o Departamento de Homeland Security (DHS). Esse número é mais que o dobro do registrado em maio, quando a medida sanitária Title 42 chegou ao fim. Na segunda-feira (18), 8 mil pessoas foram apreendidas na região.
As áreas com maior fluxo de estrangeiros são: El Paso, Rio Grande Valley e Tucson. Cada uma dessas com mais de mil apreensões diárias. Segundo a CNN, as autoridades não explicaram as razões para o aumento tão significativo.
Em nota, o DHS anunciou que além dos novos militares, que vão se juntar a outros 2,500 homens da Guarda Nacional, os processos de deportação serão agilizados. Ao longo de toda a fronteira do Texas com o México, mais de 24 mil agentes do Customs and Border Protection (CBP) atuam no local
Desde maio deste ano, 253 mil indivíduos foram mandados de volta para 152 países. No mesmo período em 2019, por exemplo, 180 mil pessoas foram deportadas. Isso significa que, em quatro meses, o DHS removeu do País mais pessoas que eu todo o ano fiscal de 2022.