A rede de supermercados Trader Joe’s, com sede na California, causou indignação nos brasileiros ao colocar à venda uma caixa de brigadeiros e afirmar que o produto tem origem portuguesa. “Melt in your mouth – treats from Portugal”, (derrete em sua boca – delícias de Portugal, diz a embalagem do produto, na tradução do inglês). Não demorou para uma avalanche de comentários invadir o Instagram da empresa para protestar contra a “apropriação indevida” da guloseima. “Daqui a pouco vão dizer que o açaí não é nosso”, escreveu uma seguidora. Se falasse que era de qualquer outro país eu não ia ligar, agora, de Portugal é brincadeira né”, postou outra. “Roubar nosso ouro não foi de bom tamanho, não?”, questionou um terceiro usuário.
Em meio a repercussão negativa entre os brasileiros, a varejista rebateu que o brigadeiro que está sendo temporariamente vendido em suas lojas vem sim de Portugal. “Os brigadeiros do Trader Joe’s são feitos para nós em Portugal”, disse em comunicado publicado no site. A nota, entretanto, reconhece a popularidade da sobremesa no Brasil, e afirma que, “se você participar de qualquer festa” , é provável que encontre a iguaria, pois são consideradas “a trufa oficial” do país sul-americano. A caixa com nove brigadeiros congelados custa $ 3,79 e está rotulada como edição limitada.
A mistura de leite condensado, chocolate e manteiga, salpicada em chocolate granulado, foi inventada no Brasil no pós segunda guerra mundial. A criação da receita é atribuída à carioca Heloísa Nabuco de Oliveira, que, na ocasião, vendia os doces para arrecadar fundos para a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, seu candidato favorito.