Da Redação com Agência Brasil – Os trabalhadores brasileiros a partir de agora já podem gerar e visualizar extratos do FGTS dos últimos 25 anos com uma ferramenta recém-lançada pela Caixa Econômica Federal. O sistema permite consultar, pela internet, o extrato dos lançamentos desde o início dos anos 1990, quando ocorreu a centralização das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no banco. O mesmo vale para contas inativas, desde que sejam posteriores à centralização.
Antes da mudança, estavam disponíveis apenas os últimos seis registros. Além do extrato, haverá opções de atualização de endereço, extrato por e-mail e serviços no celular. O sistema está disponível nos links www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.
Para ter acesso às informações, é preciso cadastrar uma senha, informar o número do PIS e aceitar um termo de cadastramento. “Estimamos que deverão ocorrer mais de 2 milhões de acessos ao novo serviço até o final de 2013”, disse o gerente nacional do FGTS da Caixa, Henrique José Santana, em comunicado à imprensa.
Segundo a Caixa, nos últimos 12 meses mais de 25 milhões de trabalhadores acessaram os serviços eletrônicos do FGTS. Os extratos também podem ser consultados nos terminais de autoatendimento nas agências bancárias brasileiras.
Quem mora fora do Brasil deve solicitar informações junto às unidades consulares locais sobre o procedimento de saque.