Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um bebê de apenas quatro meses, e dezenas ficaram feridas em Oklahoma neste fim de semana, após a passagem de tornados pelas planícies do sul dos Estados Unidos. Os alertas meteorológicos emitidos no domingo colocaram mais de 7 milhões de americanos sob alerta de tempestade.
As mortes foram confirmadas pelo Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma, que também registrou mais de 100 feridos e dezenas de casas destruídas ou danificadas.
Os avisos de tempestade, abrangendo chuvas intensas, ventos fortes e granizo, foram divulgados pelo Serviço Meteorológico Nacional (NWS) para mais de 47 milhões de pessoas, do leste do Texas até Illinois e Wisconsin. Segundo previsões, o tempo instável continuará afetando toda a região central do país nesta segunda-feira (29), informou o serviço meteorológico.
O NWS relatou que 38 possíveis tornados atingiram a área, com a pior das tempestades atingindo o centro de Oklahoma no sábado e se estendendo até a manhã de domingo, afetando também o noroeste do Texas, oeste do Missouri e Kansas.
A instituição alertou que o saldo da destruição ainda será avaliado, com árvores derrubadas, linhas de energia cortadas e estradas obstruídas por destroços.