O governador Ron DeSantis informou que foram emitidos pelo menos 116 alertas de tornados em toda a Flórida, com 27 tornados confirmados até o momento. Os tornados danificaram mais de 100 estruturas em todo o estado e várias pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades, até o momento. Um alerta de tornado é emitido quando um tornado é avistado por um observador ou detectado pelo radar, servindo como um aviso urgente para buscar abrigo. O National Weather Service posteriormente investiga cada um desses alertas para confirmação.
O Furacão Milton continua se afastando da costa leste da Flórida, e espera-se um enfraquecimento gradual, mas a tempestade continua a trazer uma elevação de nível do mar que representa risco à vida, chuvas pesadas a excessivas e ventos danosos com força de furacão, especialmente em rajadas, que ainda vão persistir ao longo do dia sobre a Flórida central e nordeste.
- Furacão Milton: O furacão fez landfall como um furacão de Categoria 3 às 20h30 de ontem, próximo a Siesta Key, Flórida, perto de Sarasota.
- Mortes Confirmadas: Até agora, pelo menos dez pessoas foram confirmadas como mortas em decorrência da tempestade. Quatro mortes foram relatadas no Condado de St. Lucie, onde tornados tocaram o solo. A polícia de St. Petersburg confirmou duas mortes relacionadas à tempestade, enquanto o Xerife do Condado de Volusia, Michael J. Chitwood, confirmou três mortes em sua jurisdição.
- Risco de Inundações: Cerca de 11 milhões de pessoas estão sob risco de inundações rápidas, à medida que um número recorde de tornados causou danos generalizados na região.
- Rajadas de Vento: Rajadas de vento de 100 mph foram registradas perto de Tampa. Milton arrancou o telhado do Tropicana Field, que estava programado para ser um abrigo improvisado para os primeiros socorristas.
- Sem Eletricidade: Mais de 3,3 milhões de moradores estavam sem eletricidade na Flórida por volta das 7 horas da manhã, de acordo com o site poweroutage.us.
- Ação do Governo: O presidente Joe Biden anunciou que prevê a ajuda federal de milhares de pessoas para as áreas afetadas pela tempestade, incluindo o envio de mil membros da Coast Guard.
- Situação dos Postos de Gasolina: Cerca de 25% dos postos de gasolina na Flórida estavam sem combustível na manhã de quinta-feira, conforme relato do GasBuddy. A situação é crítica em áreas afetadas, com 63% dos postos em Tampa/St. Petersburg e 44% em Sarasota sem combustível. O governador Ron DeSantis afirmou que “estamos trabalhando para garantir que o combustível flua rapidamente”, enquanto a prefeita de Tampa, Jane Castor, destacou que o porto “parece ok”, o que deve facilitar a distribuição de combustível para o estado.