Nesta quinta-feira, 5, um terremoto de 6,6 de magnitude foi registrado na Califórnia, mais especificamente no norte do estado, cerca de 100 km de Santa Rosa, na região conhecida como Bay Area. O tremor aconteceu a uma profundidade de 10 km e, inicialmente, foi classificado como magnitude 7, mas depois foi corrigido para 6,6. O impacto foi sentido em várias cidades da área, incluindo San Francisco, mas ainda não há relatos de danos ou vítimas.
Em resposta ao terremoto, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos (USGS) emitiu um aviso de tsunami para as regiões costeiras da Califórnia, pois haveria a possibilidade de grandes ondas atingirem a costa, especialmente nas cidades mais próximas do epicentro, como Crescent City. As autoridades pediram para os moradores da região se afastarem das áreas costeiras, enquanto as equipes monitoram o possível impacto.
Além do tremor principal, pelo menos duas réplicas foram registradas, com magnitudes superiores a 3. Essas réplicas são comuns após um grande terremoto, mas também geram preocupação, já que podem ser fortes o suficiente para causar danos em áreas mais afetadas. Mesmo com o alerta de tsunami, as autoridades ainda não confirmaram grandes inundações ou mudanças no nível do mar.