A temporada de furacões 2023 termina oficialmente nesta quinta-feira (30), somando temperaturas recordes da superfície do mar no Atlântico e um forte El Niño. Na bacia do Atlântico ocorreram 20 tempestades nomeadas, ocupando o quarto lugar entre os anos com mais tempestades nomeadas desde 1950. Sete tempestades viraram furacões e três intensificaram-se para categoria 3 ou superior. Uma temporada média tem 14 tempestades nomeadas, sete furacões e três grandes furacões.
No entanto, os EUA foram atingidos por apenas um furacão e duas tempestades tropicais. Em média, um a dois furacões e quatro tempestades nomeadas atingem os EUA anualmente.
O furacão Idalia foi o único que atingiu a costa dos EUA em 2023. Ele atingiu a costa como um furacão de categoria 3, em 30 de agosto, perto de Keaton Beach, Flórida, causando inundações generalizadas em todo o sudeste. A tempestade tropical Ophelia atingiu a costa como uma forte tempestade tropical com ventos de 70 mph em Emerald Isle, North Carolina, em 23 de setembro, causando fortes chuvas generalizadas, rajadas de vento e inundações significativas. O furacão Lee atingiu a costa como um ciclone pós-tropical no Canadá, em 16 de setembro. As ondas geradas por Lee causaram ventos fortes que causaram extensos cortes de energia no estado de Maine.
O Sul da Flórida, que historicamente esteve no epicentro de atividades tropicais, conseguiu evitar o cone de previsão pela primeira vez desde 2014.