Pesquisadores da Georgia University analisaram indivíduos de 19 países industrializados e estimaram que o tempo de vida de um ser humano pode chegar a 141 anos para mulheres e 130 para os homens em um futuro próximo. Segundo os estudiosos, desde o final do século XX, a longevidade humana vem crescendo gradativamente.
Atualmente a expectativa média no mundo é de 73,4 anos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, a cada dia que passa estamos vivendo mais. A pessoa que teve a vida mais longa, segundo o Guiness Book, é Jeanne Calment, uma francesa que morreu, em 1997, aos 122 anos e 164 dias. “Nossos resultados confirmam trabalhos anteriores sugerindo que, se há um limite máximo para a expectativa de vida humana, ainda não estamos nos aproximando dele”, diz o estudo publicado na plataforma científica PLOS ONE.
A pesquisa destaca que a longevidade está diretamente ligada ao estilo de vida, associando atividades físicas e alimentação saudável. David McCarthy, professor que comandou o levantamento, exemplificou que uma pessoa que nasceu entre 1910 e 1950 poderia viver sem muitos problemas até os 120 anos, dependendo da rotina.
O ranking da ONU com os 10 países com maior longevidade do mundo incluem Mônaco, Hong Kong, Macau, Japão, Liechtenstein, Suíça, Singapura e Itália. “Nossas estimativas indicam que há 95% de chance de que a última mulher sueca nascida em 1950 só morra com idade entre 117 e 125 anos”, defende David. Haja velinha para soprar no bolo de aniversário!