Pelo menos nove pessoas morreram nos estados de New York e New Jersey devido às tempestades que atingiram a região Nordeste dos EUA nesta quarta-feira (1).
As fortes chuvas foram causadas por Ida, que foi rebaixada a tempestade tropical, mas com um grande poder de destruição. Ida devastou cidades da Louisiana e Mississippi no fim de semana e mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica e outras seis perderam a vida.
De acordo com autoridades, uma idosa de 86 anos, moradora de Corona, Queens (NY), foi encontrada no porão de casa pelo filho por volta de meia-noite de quarta. Em Passaic, New Jersey, o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado das enchentes após seu carro ser arrastado.
A tormenta já causou inundações e interrompeu o funcionamento de quase todas as linhas do metrô de New York, que ficaram completamente alagadas. Algumas estradas estão intransitáveis e há alerta de tornados no Bronx.
A governadora de NY, Kathy Hochul, e o governador de New Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade.
Os tornados gerados pela tempestade já atingiram partes da Pensilvânia e de Nova Jersey. Ao menos nove casas foram destruídas em Mullica Hill, e o aeroporto Newark Liberty suspendeu voos. A previsão é que Ida ainda cause alagamentos e destruição nas próximas horas na região. (Com informações da CNN e G1)