Um sistema tropical que se formou no sudoeste do Caribe está se intensificando rapidamente e deve se transformar no furacão Rafael nas próximas horas. A tempestade já causa preocupação nas Ilhas Cayman e na Jamaica e pode atingir o oeste de Cuba com força nos próximos dias. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, a Jamaica está sob alerta de tempestade tropical, com ventos de até 39 mph previstos para as próximas horas.
Já as Ilhas Cayman estão sob aviso de furacão, com a possibilidade de ventos de até 74 mph. Além dos fortes ventos, as áreas afetadas também devem se preparar para chuvas intensas, com riscos de inundações e deslizamentos de terra. O pior cenário é que o furacão Rafael alcance a categoria 1 antes de cruzar o oeste de Cuba. No entanto, as condições atmosféricas favoráveis podem intensificar a tempestade, tornando-a ainda mais poderosa.
Os meteorologistas acreditam que o núcleo do furacão Rafael deverá passar ao oeste do Sul da Flórida sem tornar-se uma ameaça, mas trará ventos fortes e ondas altas ao longo da costa. Além disso, a umidade proveniente do furacão aumentará as chances de chuvas no Sul da Flórida nos próximos dias. Eles também monitoram a evolução da tempestade e os possíveis reflexos ao sudoeste da Flórida e região das Keys, tais como inundações costeiras e ventos mais fortes que poderão ocorrer entre esta quarta, 6, e a quinta, 7.