Geral

Tempestade Tropical Matthew vai virar furacão nas próximas 48 horas

Modelos de previsão indicam que a Flórida pode ficar no caminho da tempestade na semana que vem

A temporada de furacões de 2016 acaba de gerar mais uma tormenta. A tempestade Matthew formou-se no começo da semana no Oceano Atlântico, na altura das Pequenas Antilhas, e deve virar um furacão entre quinta e sexta-feira (30), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) em informe divulgado às 8 a.m. de quinta (29).

Ainda não está claro se Matthew virá para a Flórida, mas o mapa de projeção do NHC para os próximos cinco dias indica que a tempestade vai caminhar para o oeste, na direção do Mar do Caribe, antes de virar para o norte ao leste da Jamaica, já com força de furacão. O NHC prevê que Matthew passará sobre o leste de Cuba para então dirigir-se às Bahamas. Uma trajetória bem próxima do estado da Flórida.

Ainda é cedo para saber se Matthew terá um impacto direto sobre o estado. Os modelos de previsão divergem quanto ao momento em que Matthew virará para o norte, um ponto crítico para saber se a Flórida ficará no seu caminho. Se isso acontecer, Matthew vai chegar ao Sunshine State possivelmente no meio da semana que vem, dizem os meteorologistas do NHC. “Ainda é cedo para especular se ela vai impactar a Flórida”, disse Jack Beven, especialista em furacões. “É uma possibilidade, mas por ora não podemos dizer que isso vai acontecer”.

Segundo o boletim das oito da manhã de quinta do NHC, Matthew estava com ventos no limite de 74 milhas por hora que separam uma tempestade de um furacão. O boletim do NHC diz que é esperado um aumento na força da tormenta nas próximas 48 horas, alcançando a categoria 1 na escala de furacões entre quinta e sexta.

O boletim também fala sobre as “significativas divergências” entre os modelos sobre “quando Matthew virará para o norte e com que rapidez”. Enquanto alguns modelos preveem que ele passará sobre a parte leste de Cuba, outros dizem que ele virará na altura da ilha de Hispaniola, onde estão Haiti e República Dominicana.

Por causa da incerteza a respeito da trajetória de Matthew, os meteorologistas dizem que uma extensa área, de Mobile, Ala a Hatteras, N.C., passando por toda a costa floridiana, deve monitorar a tempestade com atenção.

O AcheiUSA vai monitorar os boletins do National Hurricane Center e publicar atualizações durante os próximos dias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo