DA REDAÇÃO – A tempestade tropical Matthew se transformou em furacão nesta quinta-feira (29), enquanto avança para o oeste do mar do Caribe – informaram meteorologistas americanos, ao emitir advertências para as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao. Ainda não se sabe se o sul da Flórida será atingido.
A tormenta que se formou na quarta-feira (28) sobre as Antilhas Menores se converteu em furacão ao atingir ventos máximos de 120 km/h, alertou o National Hurricane Center, com sede em Miami.
Às 2pm, Matthew estava 300 km a nordeste de Curaçao e se deslocava para oeste, a 28 km/h.
O NHC emitiu um aviso de tempestade tropical para as chamadas ilhas ABC – Aruba, Bonaire e Curaçao -, colonizadas pela Holanda, e recomendou que monitorassem o progresso do furacão na costa da Venezuela e da Colômbia.
As projeções mostram que Matthew poderia se direcionar para o norte no fim de semana, indo da península de Guajira – na fronteira colombo-venezuelana – até o leste de Cuba.
Espera-se que Matthew se fortaleça nas próximas 48 horas, acrescentou o NHC.
“O fluxo das ondas gerado por Matthew afetará parte da costa de Porto Rico, ilha de São Domingos (Haiti e República Dominicana), Aruba, Bonaire, Curaçao, Colômbia e Venezuela nos próximos dias”, afirmou.
A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro, mas, neste ano, o primeiro furacão, Alex, formou-se em janeiro, em um episódio meteorológico incomum.