A tempestade tropical Hilary cruzou a fronteira dos EUA e México para a Califórnia na noite de domingo (20), tornando-se a primeira tempestade tropical no estado desde Nora, em 1997. A tempestade avançou para o sul da Califórnia com ventos fortes, enquanto cerca de 57 mil moradores enfrentavam queda de eletricidade e ruas inundadas. Os ventos foram registrados acima de 80 mph no México e nas montanhas do sul da Califórnia.
A tempestade de grande alcance fechou parques e bloqueou aeroportos também em Las Vegas, que declarou estado de emergência no domingo. Todas as praias e parques estaduais foram fechados nos condados de Orange e San Diego. O governador da Califórnia, Galvin Newsom, proclamou estado de emergência no sábado (19), quando Hilary se aproximou. Mais de 1 mil voos foram cancelados no domingo, e o distrito escolar de Los Angeles, o maior do país, foi fechado na segunda-feira (21).
Hilary se formou em 16 de agosto na costa do México e passou por uma rápida intensificação para se tornar um furacão de categoria 4 em águas abertas antes de atingir a costa no final da manhã de 20 de agosto. A tempestade atingiu a costa da península de Baja California, no norte do México, como uma tempestade tropical. Uma pessoa perto de Santa Rosalia, no México, foi morta por enchentes, informou o governo no domingo.
Além das fortes chuvas, o estado da Califórnia registrou em 20 de agosto, um terremoto de magnitude 5,1. O tremor foi sentido em diversas áreas, principalmente em Ojai, a noroeste de Los Angeles. O terremoto foi o mais forte naquele local desde 1941. Nenhum dano foi relatado.
*com informações do AccuWeather