A alta probabilidade de a Flórida ser atingida pela tempestade tropical Ian nos próximos dias fez com que o governador Ron DeSantis declarasse estado de emergência para 24 condados. A ordem-executiva foi assinada nesta sexta-feira (23). “Esta tempestade tem o potencial de se tornar um grande furacão e encorajamos todos os moradores a se prepararem”, destacou o decreto do governador.
O boletim emitido pelo National Hurricane Center (NHC) às 2 p.m. deste sábado (24), informou que Ian estava a 270 milhas de Kingston, na Jamaica, e 505 das ilhas Grand Cayman. A tempestade se move a uma velocidade de 15 mph, com ventos de 45 mph em seu interior. A previsão dos meteorologistas é de que o fenômeno ganhe força à medida que avança pelas águas quentes do Caribe, podendo evoluir rapidamente para um poderoso furacão.
A Flórida continua na rota de Ian. Entretanto, o centro da tempestade sofreu um leve desvio na manhã deste sábado, saindo da região sul para oeste do estado. Caso não ocorra mudanças significativas em seu itinerário, a tormenta deve desembarcar no Sunshine State na terça-feira (27). Até lá, o NHC alerta moradores para estarem preparados para constantes pancadas de chuvas e ventanias.
A tempestade tropical Ian se formou a partir do fortalecimento da depressão tropical 9.
O decreto de emergência do governo estadual continua em vigor para os seguintes condados:
- Brevard
- Broward
- Charlotte
- Collier
- DeSoto
- Glades
- Hardee
- Hendry
- Highlands
- Hillsborough
- Indian River
- Lee
- Manatee
- Martin
- Miami-Dade
- Monroe
- Okeechobee
- Osceola
- Palm Beach
- Pasco
- Pinellas
- Polk
- Sarasota
- St. Lucie